Como trocar o botijão de gás com segurança

  1. Em primeiro lugar, você precisa apagar o fogo e eliminar qualquer fonte de calor. Não acione interruptores de luz para não gerar faíscas e correr o risco de algum vazamento provocar uma explosão.

  2. No botijão novo, retire o lacre até sair completamente. Encaixe o registro adequadamente, na posição correta para que não ocorra vazamento. Seja rápido e gire o registro até que fique bem firme. Não utilize ferramentas que possam danificar o registro. E lembre-se: A troca deve ser feita com as mãos.

  3. O registro sempre deve estar dentro da norma NBR 8473 e vir com o certificado do INMETRO.

  4. Atenção à mangueira: Ela deve estar sempre bem fixada com as abraçadeiras. Lembre também que ela nunca deve passar por trás do fogão. Sempre adquira mangueiras certificadas pelo INMETRO e com a NBR 8613 gravada, a mangueira correta é de PVC transparente, com tarja amarela e com prazo de validade.

  5. Tanto a mangueira, quanto o registro têm validade de cinco anos, fique atento para o momento das trocas.

  6. Não deite o botijão de gás, ele deve ficar sempre na posição vertical.

  7. Abra a válvula para o gás passar e com uma esponja e sabão (ou detergente), faça o teste da espuma: Passe a esponja na junção do registro e do botijão, para verificar se existe algum vazamento. Se formar bolhas é porque tem gás vazando. Repita tudo novamente, sem nervosismo.

Caso perceba que não consegue evitar o vazamento, leve o botijão para fora e chame a MoskoGás.

  1. Lembre-se dos cuidados necessários no momento da aquisição do botijão de gás. Ele deve estar em perfeito estado e conter a identificação da distribuidora no lacre, no rótulo e também no corpo do botijão. Verifique também se o entregador está identificado com uniforme e veículo da distribuidora.

  2. De preferência, acondicione o botijão fora de casa, em local protegido e arejado, não o coloque dentro da cozinha ou em armários, nem deixe o botijão próximo a ralos ou algum tipo de fuga onde o gás possa se acumular, isso pode gerar explosão.

  3. Projetado para evitar explosão, o botijão não apresentará riscos se todas as medidas de segurança forem tomadas, é importante sempre deixar o botijão longe de fontes de calor e procurar não aquecê-lo.

Com essas dicas simples de segurança o almoço não vai atrasar porque você tem medo de trocar o botijão.