Com o aumento nos valores do gás de cozinha, toda forma de economizar é bem-vinda. Confira 5 receitas deliciosas que não gastam muito gás
O botijão de gás P13 (de 13 quilos) é o gás de cozinha comum amplamente utilizado nos fogões residenciais em todo país. Desde a popularização do fogão a gás, praticamente toda casa brasileira passou a ter um botijão do tipo P13. Entretanto, o aumento do valor do botijão tem feito muitas famílias repensarem seu uso.
Economizando o gás de cozinha na prática
Saiba que você não precisa abandonar o gás de cozinha. Para te provar isso, separamos 5 receitas deliciosas que vão te ajudar a economizar o botijão. Confira!
Tapioca de atum
Ingredientes:
- 200g de tapioca;
- 2 colheres de sopa de atum ralado;
- 50g de queijo muçarela;
- 30g de cream cheese.
Modo de preparo:
- Aqueça uma frigideira por 30 segundos e, em seguida, coloque a goma da tapioca, virando-a até ela formar uma massa homogênea.
- Em seguida, passe o cream cheese na superfície da tapioca, cubra com o queijo, adicione o atum e, por fim, feche. Pronto! Agora é só saborear.
Pizza de frigideira
Vamos utilizar a receita da pizza marguerita, mas o recheio pode ser feito como você preferir.
Ingredientes:
- 1 folha de massa para pizza;
- 1 tomate em rodelas;
- 50ml de molho de tomate;
- 100g de queijo;
- 1 colher de chá de manjericão.
Modo de preparo:
- Coloque a massa para pizza em uma frigideira e aqueça até dourar os dois lados.
- Depois, é só colocar os demais ingredientes cobrindo toda a superfície dela, deixando tudo no fogo brando por mais dois minutos.
- Quando o recheio chegar ao ponto é só servir.
Bolo de caneca de microondas
Ingredientes:
- 1 ovo;
- 1 colher de sopa de açúcar cristal;
- 1 colher de sopa de manteiga derretida;
- 100g de farinha (de trigo ou amêndoas);
- 1 colher de chá de fermento;
- 25ml de leite.
Modo de preparo:
- Misture todos os ingredientes em uma caneca funda e leve ao microondas por cinco minutos. Durante esse tempo, a massa vai se formar e ficar bastante parecida com a massa saída do forno.
- Caso queira, você pode inserir uma colher de chá de um ingrediente extra (como limão, morango, canela, chocolate etc.) para ter bolos de outros sabores.
Outras formas de economizar
Com a alta no valor do gás de cozinha, ninguém quer desperdiçar, não é? Além de optar por receitas que consomem pouco do botijão, há algumas boas práticas que certamente te ajudarão no dia a dia.
Fique de olho nas chamas. A chama do fogão deve estar sempre azul. Se ela estiver amarelada ou alaranjada é sinal de que o bocal está sujo ou não está funcionando como deveria, o que consome muito gás.
Deixe o feijão de molho. Não basta utilizar a panela de pressão para cozinhar mais rápido, é fundamental também deixar o feijão de molho do dia para o outro. Dessa forma, é possível cozinhar na pressão por 10 minutos com o fogo ligado e mais 10 minutos com ele desligado, diminuindo bastante o consumo.
Corte os alimentos em pedaços pequenos. Pedaços pequenos aceleram consideravelmente o tempo de cozimento. Quanto menor o tamanho do alimento, mais rápido ele é cozido, reduzindo o tempo de fogo e de consumo de gás.