Uma boa alternativa para economizar energia elétrica tem sido apostar no gás de cozinha. Confira 3 maneiras de aplicar na sua casa
O botijão de gás P13 ou, como é popularmente conhecido, o gás de cozinha é o mais usado nas residências brasileiras para a preparação de alimentos. Dentro do botijão está o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), feito pela mistura de butano e propano.
Entretanto, o GLP não se restringe ao fogão de cozinha. Esse princípio está em outros sistemas, como no aquecimento de água, em lareiras e na secagem de roupas. Confira como cada uma dessas tecnologias funciona:
Aquecedor de água a gás
Tarefas simples do cotidiano como tomar banho ou lavar a louça se tornam um desafio nos dias mais frios. Nesses momentos, o aquecedor vira uma necessidade. Mas você sabe como ele funciona e por que é tão vantajoso?
Primeiro é importante saber que existem dois tipos de aquecedor de água a gás: o aquecedor de passagem (no qual a água é aquecida gradualmente, conforme passa pelo aparelho) e o aquecedor de acumulação (a água se mantém sempre aquecida).
Há ainda os aquecedores mecânicos, em que é necessário regular a chama manualmente (como é feito no fogão), e os aquecedores digitais, que permitem escolher a temperatura desejada e adaptam a água automaticamente.
O aquecedor a gás é especialmente vantajoso por ser mais econômico do que o chuveiro elétrico, que representa, em média, ¼ dos gastos com energia nas residências brasileiras. Além disso, há outros benefícios como:
- A água pode atingir temperaturas mais altas do que em um chuveiro elétrico;
- Um aparelho fornece água aquecida em vários pontos da casa;
- É sustentável;
- Tem de 15 a 30 anos de vida útil;
- Permite maior vazão de água, melhorando a qualidade do banho;
- É mais seguro que o chuveiro elétrico: previne choques e possui sensor corta-gás;
- Utiliza o gás da cozinha para aquecer a água.
Lareira a gás
A lareira é uma excelente opção para quem deseja tornar um ambiente mais aconchegante. Apostar em uma lareira a gás tem um excelente custo-benefício, e outras vantagens incríveis:
- Não emite fumaça nem fuligem;
- Não precisa ser reabastecida frequentemente para manter o calor;
- Dispensa a compra e armazenagem de lenha;
- Não exige limpeza constante, já que não gera cinzas.
As lareiras desse tipo recebem gás através de um conector feito exclusivamente para isso. Esse conector pode estar ligado à rede de gás do condomínio ou ao gás de cozinha. Não é recomendado o uso de fósforos para acender a lareira a gás, que geralmente possui um botão e um controle remoto.
Secadora a gás
A secadora é a queridinha de muitos brasileiros, já que ela elimina tarefas chatas e se destaca em agilidade. Na versão a gás, a secadora fornece calor a partir de uma chama de GLP.
Assim como a lareira e o aquecedor, a secadora a gás também é mais econômica do que a elétrica. Além disso, ela tem outros excelentes benefícios:
- Tem capacidade para secar as roupas em menos tempo;
- Gera calor de forma mais rápida e homogênea;
- Deixa as roupas mais macias;
- Tem formato compacto e fácil instalação;
- Mais econômica, já que o gás é mais barato do que a energia elétrica.