Seja um comércio ou um escritório, disponibilizar água mineral é um diferencial que contribui, e muito, para a satisfação do cliente
Independente do tipo de estabelecimento, fornecer água mineral é um diferencial para os clientes. Mesmo que a permanência da clientela seja curta em seu comércio ou escritório, é interessante oferecer uma forma de se refrescar durante uma visita.
Em alguns lugares do país a prática é obrigatória, como em São Paulo (SP), onde os bares e restaurantes são obrigados a oferecer gratuitamente água filtrada a seus clientes. No caso da capital paulista, o item “água da casa” deve ser incluído no cardápio “de modo visível, informando os consumidores sobre sua oferta”, como diz a lei.
Servir ou não servir?
Mesmo que em grande parte do Brasil isso não seja obrigatório, muitos estabelecimentos estão passando a disponibilizar água mineral para os seus clientes. Alguns lugares ainda apresentam resistência para adotar a prática, especialmente porque se imagina que ela irá gerar custos adicionais excessivos. Entretanto, hoje há diferentes opções bastante econômicas para o proprietário, como será mostrado mais abaixo.
O avanço da vacinação contra a Covid-19 também estimula a iniciativa. Isso porque, com as pessoas imunizadas, se reduz a preocupação de que o local onde a água mineral será servida possa se tornar um ponto de contaminação.
A pandemia também colocou em evidência nossas necessidades de saúde. Disponibilizar água mineral para os clientes, além de refrescar a sede, incentiva a hidratação e o bem-estar. No fim das contas, o recomendado é entrar na tendência de outros estabelecimentos e oferecer esse agrado aos seus visitantes.
Como disponibilizar água mineral para os meus clientes?
Você se convenceu de que é uma boa ideia fornecer água mineral em seu comércio ou escritório, certo? Agora descubra como adotar essa iniciativa:
Galão de água filtrada.
O galão costuma ser o mais usado nos estabelecimentos, já que dá autonomia para que a pessoa se sirva, geralmente podendo escolher até mesmo a temperatura da água. Nesse caso, é necessário fornecer também copinhos descartáveis, que devem ser descartados separadamente para facilitar a reciclagem.
Isso mostra que não é necessário desembolsar valores excessivos para oferecer água mineral aos clientes. Alguns proprietários podem pensar que seria preciso um colaborador exclusivo para a tarefa, além de diferentes tipos de materiais, mas um galão com filtro, copos descartáveis e uma lixeira são suficientes.
Copos lacrados.
Os copos lacrados de água mineral são comumente vendidos em postos de gasolina, mas também são uma boa alternativa para o comércio em geral. Seu valor de manutenção pode ser mais elevado do que o galão, especialmente porque os copos devem estar idealmente em uma geladeira. Contudo, é sempre possível comercializá-los. Esta pode ser uma nova fonte de renda para o seu negócio, além de mais uma razão para aumentar a satisfação dos seus consumidores.
Água mineral com gás: por que servir?
A versão gaseificada da água mineral é quase obrigatória em bares e restaurantes. Isso porque ela tem benefícios especiais para o setor alimentício:
- Prepara o paladar;
- Alternativa ao refrigerante;
- Combina com qualquer momento ou refeição;
- Possui zero calorias;
- Ajuda na digestão.
Mesmo com essas características, a água mineral com gás também é muito bem-vinda em outros estabelecimentos.