Caso seu gás de cozinha esteja acabando mais rápido do que o planejado, trocar pelo cilindro de gás P45 pode ser a solução
Seu gás de cozinha está acabando mais rápido do que o esperado? Talvez seja hora de trocá-lo pelo gás P45. O botijão padrão comumente usado nas cozinhas brasileiras tem capacidade para 13kg de armazenamento, enquanto o P45 tem 45kg.
Em bares, restaurantes ou casas que usam aquecedor é comum que o gás P13 não dê conta sozinho do trabalho. Ao menos não por muito tempo. Estima-se que o botijão de cozinha dure cerca de 40,4 horas com o fogo sempre aceso – tempo extremamente baixo para os locais citados. Nesses casos, o gás P45 se torna o mais indicado.
Gás de cozinha
O botijão de gás P13 é o gás de cozinha comum amplamente utilizado nos fogões residenciais em todo país. Portanto, é usado principalmente para preparar alimentos. Como faz parte do dia a dia do brasileiro, o INMETRO garante que todo gás de cozinha seja altamente seguro. Por isso todo botijão contém um dispositivo térmico de segurança chamado de plugue fusível.
Estima-se que o botijão de cozinha dure cerca de 50 dias, a depender do uso. Com o fogo aceso, esse total cai para pouco mais de 40 horas. Para somente duas pessoas, um botijão de gás de 13kg pode durar mais de dois meses.
Gás P45
Assim como o botijão de gás P13, o cilindro P45 é preenchido com GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Ele possui 45kg, e 376,5 mm de diâmetro por 1299 mm de altura, e é utilizado em larga escala, em diferentes situações e locais, como residências, comércio, bares e restaurantes.
O gás P45 pode ser instalado onde o consumidor preferir, em locais chamados de centrais de abastecimento. No entanto, esses espaços devem seguir as normas e orientações técnicas legais para garantir absoluta segurança. O cilindro deve ser instalado na posição vertical por profissionais previamente capacitados.
Um cilindro P45 pode durar cerca de 244 dias, dependendo da frequência de uso do gás. É esperado que ele dure menos caso seja usado mais do que uma hora por dia. De qualquer forma, possui excelente custo-benefício.
Você pode estar gastando mais gás do que o normal
Se você planeja instalar o gás P45 na sua residência é preciso analisar se o botijão P13 não é mesmo o suficiente para o seu consumo. É comum que ele dure entre quatro e oito semanas, a depender do hábito de uso. Para uma família, esta pode ser uma quantidade de gás suficiente.
Por isso, é importante calcular o nível de consumo e também os custos envolvidos na troca. Se a sua casa possui aquecedor, lareira ou secadora a gás, o cilindro P45 é uma boa opção. Caso contrário, é possível manter o botijão P13 e adotar boas práticas para economizá-lo:
- Fique de olho na chama do fogão, que deve estar sempre azul. Outra cor pode indicar vazamento;
- Deixe o feijão de molho por pelo menos 12 horas, já que a sua preparação é uma das que mais consome gás;
- Corte os alimentos em pedaços pequenos, o que acelera o tempo de cozimento e diminui o consumo de gás.